Páginas

sexta-feira, 24 de maio de 2013

CENTRO DE ESTUDOS PARCIAL - 21.05.2013


O GECEAC  promoveu um centro de estudos  com o objetivo de multiplicar técnicas e estratégias para aulas mais  interessantes. Recebemos aqui na nossa escola a visita de professores e coordenadores das nossas escolas afilhadas - ALBA CANIZARES e  VISCONDE DO RIO BRANCO que observaram e aplicarão as estratégias com os seus alunos.
Foram realizadas duas práticas - uma de Ciências e outra de Matemática - tendo como  dinamizadores  os professores Maria Inêz, Márcia , Cássio Breno e Cristina Edul.

PRÁTICA - CIÊNCIAS - MODELAGEM DE  BACTÉRIAS


Essa prática tem como objetivo  mostrar para os alunos a importância da identificação de uma bactéria no diagnóstico de uma doença.
A prof(a) Maria Inêz pegou essa estratégia no Caderno Pedagógico e aplicou com os seus alunos em sala de aula e, como foi um sucesso, multiplicou -a para os colegas.

Material usado: Massinha para modelar, miçangas, fio de nylon e macarrão parafuso.


Bactérias feitas pelos professores

Professores modelando...






















PRÁTICA - MATEMÁTICA - ENSINO DE GEOMETRIA



Após participarem de uma capacitação oferecida pela professora  Lilian Vasper sobre o estudo da Geometria e suas práticas de ensino no Ensino Fundamental II, os professores Cássio Breno  e Cristina Edul   decidiram repassar as práticas aprendidas para os colegas do GECEAC e das escolas afilhadas. O objetivo era mostrar-lhes que existem outras maneiras, mais lúdicas e prazerosas, de ensinar Geometria; alcançando  assim a meta de todo professor: fazer o aluno realmente aprender.


Prática 01 - Mostrar  concretamente a condição de existência  de um triângulo qualquer.
Prática 02 - Mostrar  concretamente que a soma dos ângulos internos de um triângulo qualqiuer é sempre igual a 180°.
Prática 03 - A partir da prática 02, mostrar para o aluno a soma dos ãngulos internos de um polígono qualquer e deduzir a fórmula  Si =(n-2).180°

Material usado: Barbante, canudos, lápis, lápis de cor, régua, papel, cola e folhas com exercícios.

Professores atentos

Professores trabalhando...

e felizes com os resultados.


No final , todos se reuniram para um lanchinho.


Todos gostaram muito das dinâmicas apresentadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário